O mundo comercial mal poderia imaginar que os avanços tecnológicos poderiam estar tão próximos. Antigamente, o normal era se ter uma emissora de cupons fiscais para que o cliente tivesse um controle de suas transações via papel, hoje, no entanto, isso está prestes a desaparecer!

Mas você sabe o motivo? É simples, a implementação da NFC-e. 

A importância das notas fiscais

Primeiramente, é ideal que você saiba os motivos de se ter uma nota fiscal para as vendas de sua empresa. Acreditamos que você já saiba sobre, mas para aqueles que estão chegando no mercado comercial, vamos dar uma clareada.

Por mais que seja um assunto bastante conversado, ao abrir uma nova empresa, muitas pessoas se sentem perdidas no meio dos motivos ideais de se ter uma fiscalização de notas. É bem simples achar que pode deixar para resolver essa questão mais a frente, mas quanto antes você adquirir um serviço deste, melhor será para a sua empresa.

 A importância da nota fiscal, seja ela em papel ou de criação eletrônica é manter sua empresa dentro das legalidades comerciais. Toda empresa deve ter uma forma de emissão de notas fiscais, caso contrário, tudo que você investiu para vender, pode ser perdido.

É como uma certidão de nascimento, mas ao invés de ser uma certidão pessoal, se trata de uma certidão da compra pessoal do seu consumidor e claro, da sua venda. Por isso, é ideal pensar primeiramente neste fator para que sua empresa fique dentro das normas e não vivencie maiores problemas. 

O que é NFC-e?

Um NFC-e ou Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica é um documento digital que contém informações de fatura e remetente e tem o mesmo valor de uma fatura em papel.

Se ainda não clareamos sua mente sobre o assunto e você ainda precisa entender o que é NFC-e, se trata de um documento digital que inclui o conteúdo e os dados do remetente de maneira segura, evitando a necessidade de impressão do famoso cupom fiscal.

O motivo de um NFC-e é a informação que, ao emitir o cupom fiscal eletrônico haverá uma comunicação direta com a SEFAZ de acordo com cada uma das vendas, sendo assim, todas as vendas registradas poderão ser consultadas, em caso de necessidade do cliente.

Com esse novo avanço no comércio, os cupons fiscais em papel estão tendendo a desaparecer completamente e em seu lugar virá um novo documento, cujo nome é DANFE NFC-e.

Com um visual totalmente diferenciado, pode ser que o consumidor fique um pouco perdido no início. Normalmente, os itens eram listados um a um no papel e ao emitir NFC-e, a presença será apenas do valor total.

Se os consumidores precisarem de um acesso aos detalhes da compra, poderá acessar um código QR Code, por meio e um smartphone ou até mesmo entrar no site da SEFAZ para realizar o procedimento de consulta necessário. 

 

As vantagens da NFC-e para a empresa 

Com a adaptação do comerciante, muitas coisas podem mudar para melhor ao se adquirir a NFC-e em seu comércio, como por exemplo:

  1. O poder de fazer o uso de impressoras comuns, ao invés da impressora fiscal;
  2. As intervenções técnicas poderão ser dispensadas;
  3. A liberdade de poder usar o papel comum, com exceção do papel de jornal, porém, com os requisitos pré-estabelecidos pela SEFAZ;
  4. Não será mais necessária uma autorização prévia do equipado que deve ser utilizado;
  5. O uso das tecnologias móveis, como tablet, smartphones, laptops e outros;
  6. Melhoria na flexibilidade dos pontos de venda, não necessitando mais de uma autorização fiscal;
  7. Uma melhor performance nas plataformas de vendas virtuais e físicas.

Como emitir NFC-e

Agora que você já sabe quais são as vantagens de se ter uma NFC-e a sua disposição, para fazer a emissão de uma basta fazer o uso de um sistema como o wEstoque, que trabalha com plataformas para fins de estoque e financeiro, entre outros. Você está livre para usar um sistema de sua preferência, no computador da sua empresa.

Além disso, após preencher a assinatura eletrônica de forma devida e claro, com certificado digital, a sua NFC-e será conduzida pela internet até a SEFAZ, para que esta possa fazer o controle devido.

Em muitos casos de venda, a internet pode falhar e para resolver isso existe uma contingência offline que pode ser usada para emitir a NFC-e necessária. Neste caso, a NFC-e não possuirá uma autorização fiscal, portanto, deve-se ter uma conexão com a internet em até 24h após a venda, para que caia no sistema da SEFAZ.

É ideal que o emissor da NFC-e, mantenha os dados por até 5 anos, e para isso, existem outras ferramentas que estão dispostas a trabalhar juntamente neste processo de armazenamento. Você pode por exemplo, realizar o armazenamento em um disco de seu notebook, ou fazer o uso de um sistema que armazena banco de dados.

As vantagens da NFC-e para o consumidor

É claro, a praticidade é a primeira delas. Ao invés de ter de armazenar diversos comprovantes de compra, principalmente se forem compras grandiosas e para fins comerciais, o consumidor pode ter acesso à todas as compras através de meios eletrônicos.

É um dos pontos favoráveis para o comerciante, como já mencionamos anteriormente. Nada melhor do que evitar uma quantidade imensa de papéis acumulados, além de não se perder mais entre eles.

Conclusão importante

Para se ter uma garantia de que o comerciante ou empresário faz o pagamento de seus tributos em dia, a NFC-e é uma forte aliada. Além do mais, as notas fiscais são de grande importância para manter os clientes fidelizados com um produto de qualidade e emissão legal.

Por mais que seja uma ótima ideia para os empresários, os adeptos do MEI não precisam da emissão de notas fiscais, a não ser que suas vendas e serviços sejam efetuados para pessoas jurídicas.

Não deixe a situação de sua empresa escurecer, faça imediatamente o pedido para registrar seu controle fiscal eletrônico e fique longe de grandes problemas logísticos.