Controle de despesas: essencial para sua empresa crescer

 

A rotina dos empreendedores não é fácil! Geralmente, eles correm de um lado para o outro cumprindo várias tarefas de todos os setores do negócio. Com o foco na produção e venda, demandas diárias, urgentes e essenciais, a organização financeira pode acabar ficando em segundo plano, para quando sobrar um tempinho.

Focar na gestão financeira apenas quando possível pode ser extremamente perigoso. Para continuar crescendo e lucrando, uma empresa não pode deixar de dar valor à organização das informações necessárias para uma ótima gestão financeira do negócio.

Mas como começar a coordenar as finanças empresariais?

Um bom controle de gastos empresariais é fundamental para o sucesso de todo empreendimento. E o contrário pode ser dito: uma empresa que não controla corretamente os seus gastos pode enfrentar muitas dificuldades financeiras e isso refletirá no negócio como um todo.

A falha, em grande parte dos casos, está objetivamente na falta de controle, de gestão. Ou seja, os gastos existem, os sócios e gestores têm conhecimento de sua relevância, mas há gargalos no que diz respeito ao controle dessas saídas de dinheiro.

Se você está nessa situação, não se preocupe, você chegou ao lugar certo! Com esse artigo vamos te ajudar a entender melhor como conhecer e controlar suas despesas a fim de reduzir custos operacionais e manter a crise longe da sua empresa!

Entenda e controle seus custos fixos e variáveis

O primeiro passo para controlar melhor as despesas da sua empresa é entender as diferenças entre elas. 

As despesas fixas são aquelas que acontecem independente da sua geração de receita. Por exemplo: água, energia elétrica, telefone, internet: não importa o valor da sua receita, no final do mês você terá que arcar com essas despesas fixas! 

Já as despesas variáveis são aquelas que incidem sobre a receita da empresa. Como os impostos e comissões de vendas. Essas despesas estão diretamente relacionadas ao valor faturado, e seu resultado é alterado conforme acréscimo ou decréscimo no faturamento. 

Além disso, você precisa registrar todas as despesas que a sua empresa possui. Você pode fazer isso à mão, com uma planilha ou através do seu software de gestão, caso a empresa utilize um. O importante é levantar todas as despesas que incidem sobre a empresa, para que possamos ter um cenário real de custos operacionais. 

Classifique suas despesas por ordem de prioridade

Classificar as despesas por ordem de prioridade é uma boa prática, ela contribui para tornar o corte de despesas mais fácil. Torne a tarefa o mais visual possível, use cores para identificar facilmente quais são as despesas que podem ser cortadas ou reduzidas ao máximo sem impactar de forma negativa a produtividade, operação e geração de receitas do negócio.

Faça um levantamento do histórico de gastos

Consulte seu arquivo de notas e pagamentos, para identificar, da melhor maneira possível, quantos recursos são destinados mensalmente à cada uma das categorias de despesas. Esse levantamento é muito importante para determinar onde pode haver redução de custos, pois muitas vezes despesas “bobas” como com descartáveis e materiais de expediente podem ter um grande volume mensalmente e se isso vem acontecendo, tome alguma ação como por exemplo a conscientização e colaboração dos funcionários da empresa.

Defina metas de controle de despesas

Planejamento é a chave para o sucesso de quase todas as atividades que nos propomos a fazer! 

Planeje-se para reduzir os custos de forma saudável e sustentável. Defina metas e períodos de execução das ações e cortes. Acompanhe de perto o andamento dessas atividades e o quanto a redução está impactando o caixa da empresa. Engaje seus funcionários a participar do processo de redução dos custos. Comunique-se! Engaje seus colaboradores! Venda à eles a ideia da economia e conquiste o comprometimento da equipe. Eles serão peça fundamental para o sucesso das ações! 

Bem, acho que deu para perceber que conhecendo e acompanhando o fluxo de despesas da sua empresa, a redução de custos se torna uma tarefa menos difícil! Mas, se você deseja ter mais agilidade na tomada de decisão, e quer conseguir avaliar os indicadores financeiros de forma mais fácil e tranquila, você precisa contar com um Sistema de Gestão completo, como o wEstoque. Para que você tenha um bom controle de todos as suas despesas, é fundamental que o seu fluxo de caixa esteja organizado e atualizado.