A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. 

A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.

A palavra-chave é inovar

Você pode ser um microempreendedor individual ou até mesmo ter uma pequena empresa, não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante. E agora, em um momento de crise, é por meio dela que vai poder ver um novo horizonte.

Inovar não é necessariamente implementar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda as necessidades.

Investir em venda online e delivery 

Agora é hora de investir na presença digital de seus negócios, oferecendo vendas online e entregas em domicílio, se o segmento permitir. É melhor se adequar ao delivery do que deixar de vender.


Converse com os clientes

Mostre a eles que sua empresa se importa. Não demore a responder os e-mails: este é um canal de comunicação fácil e eficaz. Se estiver buscando um meio de comunicação ainda mais valioso, experimente fazer ligações. Procure saber como eles estão se sentindo e quais problemas que estão enfrentando. Simples perguntas como: “Como vai você? Como estão sua empresa e sua indústria? O que podemos fazer para ajudá-lo?”

Potencialize a presença da marca nas redes sociais
Atualmente, um dos elementos que não pode faltar na gestão de negócios é uma forte presença nas redes sociais. Além de funcionarem como excelentes canais para a captação de novos clientes e a realização de novas vendas, as redes sociais também são ferramentas essenciais para expandir o seu negócio.

Se você ainda tem poucos seguidores, aproveite o momento atual para planejar uma estratégia de expansão nas redes sociais: determine o tipo de identidade visual que você quer construir por lá, os tipos de conteúdo que quer publicar e, claro, o que vai ser publicado em cada plataforma.

Capacite-se

Uma saída para fazer dos limões da pandemia do Covid-19 uma limonada é usar o tempo livre em casa para se capacitar e adquirir novos conhecimentos e habilidades empreendedoras e de gestão.