O controle que você faz do seu estoque influencia diretamente suas vendas. Por isso reunimos algumas dicas para você organizar seu estoque de uma maneira prática e efetiva.

Um rigoroso controle de estoque é fundamental para o sucesso de pequenas empresas. Apesar disso, essa gestão é ignorada em muitas empresas por simples desconhecimento dos princípios básicos de uma boa administração.

A falta de atenção a essa área é um erro crucial que pode comprometer a estrutura do negócio. Afinal, o controle de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados positivos, garante a eficiência empresarial e reduz custos e perdas.

Gerenciar bem esse setor significa garantir vendas e não ter gastos desnecessários. Porém, não se pode fazer esse gerenciamento sem considerar questões como sazonalidade, demanda, custos, valor agregado, entre outros.

Se você quer saber como, leia agora as dicas imperdíveis para organizar o estoque da sua empresa que separamos para você!

Mantenha a disciplina e organização
Um gestor precisa de disciplina para alcançar o sucesso. Ela é ainda mais importante no gerenciamento de estoque, já que essa área da empresa é essencial. Sem organização, informações serão perdidas e, quando você menos esperar, o estoque terá saído do controle e produtos começarão a faltar ou encalhar.

Não esqueça de capacitar funcionários para trabalhar com a armazenagem dos produtos, de forma que tudo esteja devidamente registrado e seja acompanhado de perto. Com disciplina e organização, o estoque estará na palma de sua mão sempre.

Otimize o estoque

A quantidade de produtos armazenados deve estar em equilíbrio, sem faltas ou excessos. O controle permite a otimização desse processo pelo conhecimento da rotatividade das mercadorias e possibilidades reais de venda.

Não se apegue a produtos

Quando perceber que há excesso de produtos, faça com que eles sejam vendidos o mais rápido possível. Não se apegue a eles. Ficar com o estoque parado é perder dinheiro, e muitas vezes a melhor forma de vender é aproveitar datas comemorativas, montar  kits promocionais ou ou baixar os preços.

Essa prática é comum e ajuda a desencalhar tudo o que não foi vendido. Assim, é possível obter algum lucro e, principalmente, se livrar dos gastos com armazenagem. Não se esqueça de checar por que esse acúmulo aconteceu e tente evitar ao máximo que ocorra de novo.

Concentre-se nos fornecedores certos

É comum que o gestor de uma loja se perca em meio a tantos fornecedores e na busca pelo melhor preço. Mas, essa nem sempre é a melhor saída para obter mais lucro com as vendas. Outros fatores devem ser levados em conta e a escolha de um, dois ou até três fornecedores ideais pode ajudar a economizar tempo, obter preços compatíveis com o mercado e melhorar a qualidade dos produtos que você disponibiliza na sua loja.
Para ajudar na filtragem dos melhores fornecedores para o seu negócio, concentre-se naqueles que oferecem um equilíbrio entre qualidade, preço, prazo de entrega e prazo de pagamento. Analise esses fatores e, após a escolha, invista em relacionamento com eles. Essa é uma boa estratégia para conseguir vantagens nas negociações e, de quebra, melhorar a imagem do seu negócio tendo produtos sempre em estoque com boa qualidade e preços justos.

Invista num software de gestão de estoque

É extremamente importante ter inventários atualizados, porém, isso nem sempre é possível de fazer apenas contando com os métodos manuais.

Em empresas com grande estoque, pode-se dizer que essa tarefa é impossível, mesmo a profissionais competentes. E mesmo quando é viável, trata-se de perda de tempo. Afinal, porque não contar com recursos que tornem o trabalho mais rápido e de qualidade? E o software ERP é um grande aliado nessa hora.

Trata-se de um programa com diversas funções, inclusive, de controle de estoque. O wEstoque é um sistema de gerenciamento empresarial que oferece essa funcionalidade e muitas outras, como controle financeiro e vendas. Assim, todos os setores podem se comunicar de forma adequada.