Independente do seu segmento e do tamanho da sua empresa, contar com as informações certas e sempre alinhadas permite que você tenha maior controle de todos os processos desenvolvidos no dia a dia do seu negócio.
Muito se fala da importância dos relatórios gerenciais e da necessidade de controlá-los para que auxiliem nas tomadas de decisões e, consequentemente,  no sucesso das empresas. Mas você sabe realmente o que fazer com esses documentos quando está com eles em mãos? Para ajudar você a interpretar melhor os dados e, assim, garantir os melhores resultados, vamos explicar um pouco mais sobre esses documentos que são tão essenciais para o desenvolvimento dos negócios.

 

O que são relatórios gerenciais?
Relatórios gerenciais são documentos gerados que devem conter as informações mais relevantes sobre os processos que envolvem as atividades de uma empresa. Os relatórios gerenciais devem ter objetivos bastante claros de acordo com a necessidade de cada empresa.
Os relatórios permitem que você possa ter uma visão mais ampla sobre a situação de sua empresa e possa planejar-se de forma a evitar dívidas, otimizar suas atividades operacionais e assim aumentar o lucro do empreendimento.

A importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa

Os relatórios gerenciais são documentos essenciais justamente porque reúnem dados, informações e análises sobre determinadas áreas da empresa. Podem ser financeiros, de estoque, de vendas entre outros. O objetivo deles é mostrar panoramas gerais da situação do empreendimento para que você tome decisões estratégias a partir de dados precisos e relevantes, sem espaço para achismos e com uma visão realista do empreendimento.

 

Relatórios gerenciais wEstoque: facilidade para o seu negócio
Toda boa análise deve começar pelos relatórios financeiros da sua empresa. Afinal, esta área é o combustível que mantém o seu negócio rodando e impacta em todas as demais. Por isso, quando você acessa nosso sistema, encontra uma série de relatórios que vão ajudar na gestão do seu empreendimento. Entre os principais estão:

 

FLUXO DE CAIXA

O software disponibiliza relatórios diários, mensais e anuais, dando a você uma visão ampla do que está acontecendo na sua empresa. Dessa forma, é possível controlar com mais precisão as entradas e saídas e tomar as decisões mais efetivas baseando-se no histórico de movimentações.

CONTAS A PAGAR E RECEBER

A empresa possui, diariamente, diversos compromissos financeiros que não podem ser esquecidos nem deixados para amanhã. Com nosso sistema financeiro web você pode fazer o controle de contas à pagar e receber online por data de emissão do documento, data do vencimento e pagamento da conta, favorecido e valor. Assim você terá o controle total do seu custo fixo/mensal e ainda poderá dividir por plano de compras e fazer a gestão de contas bancárias.

VENDAS

Ter informações confiáveis e atualizadas sobre as vendas é essencial para qualquer empresa. Por isso, disponibilizamos um relatório completo sobre suas vendas. Assim, você fica sabendo quais produtos têm mais saída e aprende sobre o mercado, possibilitando uma melhora nos processos e aumentando o faturamento.

RELATÓRIOS DE ESTOQUE
O estoque é um dos setores da empresa que devemos controlar com muito cuidado, pois qualquer erro no gerenciamento de um estoque pode trazer uma sequência de prejuízos. Para evitar esse tipo de problema, conte com o wEstoque, com a nossa ferramenta você pode gerenciar produtos, movimentações entre filiais, transferências entre estoques, pedidos, compras, fornecedores e muito mais.

RELATÓRIO FINANCEIRO DRE

Esse recurso te ajuda a saber onde está ganhando e perdendo dinheiro com base nos dados financeiros da empresa. Além de considerar as receitas e despesas, o DRE também registra os custos operacionais, o valor pago em impostos, preço dos produtos ou serviços prestados e outras despesas gerais. Por fim, ele apresenta se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período.

Conheça mais alguns dos nossos relatórios disponíveis:

  • FATURAMENTO MENSAL
  • RELATÓRIO DE DESPESAS
  • GESTÃO DE CUSTOS E DESPESAS
  • FILTROS POR CUSTOS MENSAIS OU DIÁRIOS
  • INFORMAÇÃO DE VENDAS
  • POSIÇÃO GERENCIAL DE ESTOQUES
  • VENDAS POR VENDEDOR
  • PRODUTOS MAIS VENDIDOS
  • PRODUTOS NÃO ENTREGUES | PRODUTOS EM ASSISTÊNCIA
  • ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • METAS DE VENDAS
  • GRÁFICOS DE VENDAS
  • RELATÓRIO DE CLIENTES
  • ACOMPANHAMENTO DE CLIENTES QUE MAIS COMPRAM
  • GESTÃO DE CLIENTES INADIMPLENTES
  • GESTÃO DE COBRANÇA

Portanto, os relatórios gerenciais são imprescindíveis para o gerenciamento e mensuração de resultados de sua empresa. A partir deles, você pode avaliar a situação financeira de seu empreendimento, identificar gastos excessivos, avaliar a produtividade geral do seu negócio, analisar os produtos que possuem uma maior demanda e tomar decisões estratégicas baseadas em números.

Quer ter acesso a estes relatórios gerenciais a otimizar os processos gerenciais de sua empresa? Acesse o site do wEstoque e teste gratuitamente o sistema!