Estoque não é um custo, é um investimento, essa é a primeira coisa que você, empreendedor, deve ter em mente. Afinal, grande parte do dinheiro que a sua empresa tem aplicado está no estoque e, por isso, ele merece atenção redobrada.

Gestão de estoques é um processo importantíssimo para qualquer negócio. Um simples erro, como os que mostraremos mais à frente, é o suficiente para causar grandes prejuízos. 

Por acaso seu negócio sofre com compras fora de hora, excesso de estoque ou identificação errada nos produtos? Todos esses são sintomas de um problema muito maior, que é a falta de controle dos estoques.

Para evitar grandes perdas, confira quais são os principais deles e formas de evitá-los no conteúdo abaixo. Você perceberá que um bom controle previne problemas de armazenamento graves para sua empresa.

Não fazer inventário periódico

O inventário de estoque é um documento no qual encontram-se todos os itens do estoque, assim como sua data de entrada e saída. O grande problema é que muitas empresas deixam de realizá-lo, seja por falta de tempo ou organização estratégica.

Sem o inventário é impossível perceber qual é o verdadeiro estado do estoque. O gestor que deseja conferir os produtos com maior rotatividade simplesmente não encontra as informações que precisa. Da mesma maneira, o setor de compras torna-se incapaz de entender com qual periodicidade deve pedir matéria-prima.

Com o nosso sistema de gestão, você poderá facilmente gerar inventários que facilitarão o gerenciamento do seu estoque.

Comprar mais ou menos itens do que o necessário

Comprar mais mercadorias do que o necessário implica em despesa: mesmo quando os produtos não sofrem depreciação com o passar do tempo, sempre existem custos inerentes à estocagem. Adquirir produtos aquém do necessário também não é uma boa ideia, já que desaponta o cliente e abre espaço para a concorrência.

Por isso, é essencial ter controle sobre as suas vendas e adquirir o seu estoque de forma consciente, evitando excessos ou sobras.

Acumular produtos não vendidos

Produtos não vendidos, seja por preços acima do que o cliente gostaria de pagar, devolução de produtos ou outros motivos, nunca devem permanecer por muito tempo em estoque. De nada adianta insistir na armazenagem de um item enquanto ele não alcança o nível de preço desejado, a tendência é que a depreciação o torne ainda menos vantajoso para a empresa.

A melhor solução para momentos nos quais existe acúmulo de estoques é realizar campanhas para livrar-se deles. Muitas empresas trabalham com sistema de descontos especiais para esses momentos. Lembre-se sempre que armazenar um produto por muito tempo já gera custos para a empresa e deve ser evitado sempre que possível.

Não integrar os setores de vendas e de compras

De nada adianta ter controle do que está sendo comprado se o controle do que está sendo vendido acontecer apenas de forma tardia. Para que o controle de estoque realmente funcione e não haja nenhum produto em falta, é imprescindível que os setores de vendas e de compras estejam alinhados e caminhem de mãos dadas. À medida que os produtos forem sendo vendidos, o responsável pelas compras deverá ser informado.

Note que esse erro reforça ainda mais a importância de se utilizar um bom software para controle de estoque, já que é praticamente impossível fazer a atualização instantânea das vendas e das compras.

Não usar um software apropriado

É óbvio que é possível registrar todas as entradas e saídas à mão, mas você já parou para pensar quanto tempo levaria? Pois é. É justamente por isso que, a menos que você venda peças super exclusivas, não fazer uso de um bom software de controle de estoque é um grande erro.

Além de emitir relatórios mais elaborados, esse tipo de programa pode ajudar você a economizar muito tempo.


Entendeu a importância do controle de estoque?

Fique de olho se você está cometendo alguns dos erros citados no nosso post. Muitas empresas nem se dão conta de que têm falhas em vários processos e acabam percebendo que estavam perdendo dinheiro apenas quando contratam consultores ou profissionalizam a gestão de produtos.