Desde o início do mês de março com o registro do primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no Brasil, muita coisa mudou. As medidas de isolamento para conter a disseminação do vírus estão transformando o padrão de consumo do brasileiro e, junto da crise na saúde pública, a crise econômica já começa a dar sinais. No entanto, precisamos lembrar que tão certo quanto a chegada da crise é o fato de que a retomada também virá.
O planejamento na crise é a solução para retomar seu negócio com sucesso quando tudo isso passar — e, acredite, já está passando.

Planejamento

A garantia da retomada econômica futura pede cautela, paciência e, principalmente, planejamento – o que vale para o micro e grande empresário. É fato que algumas medidas emergenciais precisarão ser tomadas para atravessar o período de crise, porém o foco deve ser no futuro e no planejamento de longo prazo.

 

Como o planejamento na crise pode reerguer seu negócio

A alternativa para as empresas é se reinventar.

Isso significa revisar todo o negócio e fazer uma análise minuciosa dos processos administrativos, números contábeis, gestão de pessoas e relação com fornecedores e parceiros, por exemplo.

Afinal, estamos lidando com o “novo normal”, e a tendência é que as estratégias que funcionavam antes da pandemia não tenham o mesmo efeito nessa nova realidade.

Um exemplo claro é a digitalização acelerada da economia e surgimento de novos hábitos de consumo, que levaram empresas a migrar para os modelos de delivery, e-commerce ou take out (retirada no local). 

Conforme formos avançando no plano de reabertura dos negócios, você vai se deparar com um mercado muito diferente, onde as pessoas têm novas demandas e também esperam novas soluções da sua empresa.

Por isso, será preciso voltar alguns passos e reavaliar as bases do seu negócio: o que você vende? Como vende? Qual valor entrega? Para quem? 

Assim, você poderá reposicionar a empresa para competir no mercado pós-crise.

 

Entenda como fazer um planejamento estratégico

O ponto de partida para o planejamento estratégico é ter claros: o propósito da empresa, sua visão de futuro e quais serão os valores que nortearão as ações e atitudes de todos os envolvidos. A partir daí, serão definidos os passos para tornar real essa visão, desdobrando o plano em metas menores e identificando quais competências precisarão ser desenvolvidas para potencializar o alcance desses objetivos.

Posteriormente, deve ser consolidado um plano de ação com definição de prazos e responsáveis. Tal plano precisa ser acompanhado e reestruturado periodicamente para fazer frente aos percalços e às mudanças nos contextos internos e externos da organização.
Conheça a situação financeira da sua empresa

Faça uma pesquisa de mercado pós-crise

O primeiro passo para colocar seu planejamento na crise em prática é fazer uma pesquisa de mercado

Conheça a situação financeira da sua empresa
Mapeie um a um cada compromisso financeiro — contas a pagar, cada ativo e seu valor, todas as previsões de entradas de recursos (contas a receber). Conhecer a situação financeira da empresa é passo fundamental para a retomada do crescimento. A partir dessa informação você pode planejar.

Estipule um orçamento

Planeje as atividades macro do seu negócio e defina o orçamento empresarial, estimando os gastos, os ganhos e os investimentos para um período mínimo de 1 ano. Os levantamentos da situação financeira atual ajudam a conhecer os valores praticados para cada atividade, permitindo uma estimativa realista.

Invista em inovação

Inovar deve ser uma das metas estratégicas da empresa. Não porque está no auge da moda inovar, mas pelo fato deste ser um fator de impulsão do crescimento organizacional.

Mas, para que se inova? Para fazer mais com menos — economizar materiais, tempo, dinheiro —, simplificar ou otimizar o uso de produtos ou serviços, gerar convergência entre tecnologias complementares e implantação de softwares e, principalmente, gerar demanda e lucratividade.

Realizar o planejamento estratégico não é uma tarefa solitária: ela requer organização e a cooperação de diversas pessoas na coleta de informações, no estabelecimento de objetivos e metas, na oferta de ideias criativas e inovadoras e no cumprimento dos compromissos de busca de sucesso assumidos.