Essa é a pergunta que todos os empreendedores do país estão se fazendo, e a resposta depende do seu setor, modelo de negócio e estratégia.
Entender como vender na quarentena tem sido um desafio único para cada setor, já que a crise atingiu as empresas de maneiras muito diferentes.

Como você deve imaginar, a grande maioria das organizações sofreu com a queda de faturamento repentina causada pelo isolamento social e consequente paralisação da economia. 

A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.


NEGOCIE

É um momento difícil para todos, por isso, negociar é natural e necessário. Converse com seus fornecedores, colaboradores e, caso você alugue um espaço, procure o proprietário. Prazos e valores devem ser revistos neste momento.

Bancos e instituições financeiras anunciaram condições especiais de crédito para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) nesse período. Mas é claro que uma análise cuidadosa deve ser feita antes de optar pelo empréstimo.

 

INVISTA NA COMUNICAÇÃO COM O SEU CLIENTE.

É sempre bom lembrar que estamos todos na mesma. Provavelmente o seu cliente também está passando por diversas dificuldades em casa e no trabalho e, por isso, a empatia e a comunicação devem vir em primeiro lugar.

Nessas horas as redes sociais podem ser suas principais aliadas! Faça comunicados sobre o funcionamento da loja, explique as medidas que estão sendo tomadas e não deixe de manter o canal aberto com seu cliente.

 

DELIVERY

O serviço de entrega em domicílio não serve só para restaurante. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias, farmácias, lojas de roupa, entre outras.

A oportunidade que essa nova forma de operar gera é ganhar espaço em um mercado que antes não existia para você e, com isso, conseguir compensar a falta de vendas na sua loja.

 

VENDA AGORA E ENTREGUE DEPOIS

Você pode chamar de pré-venda, voucher ou vale compras. Tudo isso parte da mesma estratégia: efetuar uma venda no presente e prestar o serviço ou entregar o produto no futuro.

Profissionais da beleza, por exemplo podem oferecer serviços com preços especiais para clientes que fizerem a compra durante a quarentena. O mesmo pode ser feito por prestadores de serviços como pintores. Será necessário emitir algum comprovante para que esses clientes tenham sua compra garantida e possam solicitar o serviço no futuro ou na data combinada.

 

CUIDE DE SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL 

Apesar de ser difícil se manter em casa, especialmente para trabalhadores autônomos, é preciso se cuidar e ficar em isolamento social sempre que possível. Lembre-se que a sua saúde e bem-estar estão em primeiro lugar neste momento. 

Por isso, além de faturar um dinheiro extra, que tal investir tempo no seu bem-estar também?

 

Compreendeu como vender na quarentena e se preparar para o novo normal do mercado?