Empreendedor feliz é aquele que tem todas as contas pagas em dia, que seu faturamento vem numa crescente e que, além de muito trabalho, consegue ter tempo disponível para curtir ainda mais a vida. 

Pagar em duplicidade uma conta ou esquecer-se do quanto receberá em determinada data são situações pelas quais todos já passamos. E quando olhamos para a rotina de um empreendedor, que tem uma série de compromissos a cumprir e desafios a vencer, é ainda mais comum o descuido quanto às contas a pagar e a receber.
Trouxemos aqui algumas ideias de soluções para o controle de contas a pagar que estão ganhando destaque no mercado pela praticidade e eficiência.

Dicas para fazer uma boa gestão de contas a pagar e a receber

A grande questão da gestão de contas a pagar e a receber é que geralmente se gasta mais tempo lidando com situações urgentes que surgem do que com planejamento.

É importante identificar o diagnóstico da situação financeira presente real da empresa e assumir o controle, a fim de planejar e antecipar eventos de natureza orçamentária.

Registre o fluxo de caixa

O primeiro passo para ter uma gestão de contas eficiente é fazer o registro da rotina do fluxo de caixa. Ou seja, anotar todas as entradas e saídas de valores logo após o momento em que elas ocorrerem. Isso permite entender a evolução do fluxo de caixa e, consequentemente, um melhor planejamento do capital de giro.

Organize as contas

A organização desempenha um papel muito importante.

O principal é contar com uma previsão o mais precisa possível de todas as contas a pagar e a receber que a empresa tenha. Nessa lista, é necessário incluir tanto as despesas e rendimentos fixos quanto deixar margem para as entradas e saídas variáveis.

Muitas vezes, é possível estabelecer uma média entre os recebimentos extras e contas imprevistas ao comparar os registros passados e adicionar esse valor à previsão fixa.


Realize conferências diárias

Existem algumas rotinas que precisam ser realizados diariamente para que a empresa tenha certeza sobre o andamento do financeiro e a conferência de valores é uma delas. Acompanhar a movimentação dos valores permite que a empresa saiba exatamente como estão os  seus números.

 

Cobre os clientes inadimplentes

A gestão de contas a receber é um dos setores mais delicados de uma empresa. O atraso no pagamento dos compromissos pelos seus clientes acaba impactando o cumprimento das suas próprias obrigações junto aos fornecedores.

Além disso, sua empresa também sai perdendo em outro aspecto: a redução da base de clientes. Afinal de contas, um alto índice de inadimplência impede novas compras por um longo tempo. A cobrança deve ser persistente, mas, ao mesmo tempo, feita na medida certa.

A empresa precisa ter um processo muito específico, como, por exemplo, um fluxograma indicando como deve ser feita a cobrança. A partir disso, é essencial investir bastante em treinamento para que a equipe toda siga o mesmo padrão.


Invista em tecnologia

Um software de gestão é responsável por unificar todos dos processos de uma empresa, incluindo as vendas, o controle de estoque, e as atividades financeiras e a gestão de projetos. No módulo financeiro do sistema de gestão é possível realizar análise em tempo real ou acessar relatórios gerenciais dos resultados atuais da empresa.

O sistema de gestão permite ainda o gerenciamento dos pagamentos e recebimento de forma muito mais dinâmica e automatizada. Além disso, é possível controlar os registros das informações dos clientes e o acompanhamento das movimentações através de extratos. O sistema de gestão irá sem dúvida otimizar todo o processo e torná-lo ainda mais confiável.

Além disso, com a utilização de um sistema informatizado, erros de digitação e retrabalhos acabam sendo reduzidos ou mesmo eliminados, o que em contrapartida, reduz os custos e aumenta a produtividade. 

 

Você ainda faz o controle financeiro de forma manual na sua empresa? Então você ainda não conhece o wEstoque.