O surgimento do COVID-19 trouxe uma crise mundial com reflexos não apenas na saúde, mas em nossas vidas como um todo. Podemos dizer que, no período pós-pandemia, é pouco provável que as coisas voltem ao que eram antes. O mundo não é mais o mesmo e você sabe disso.
Aqui, neste post, você vai entender como a transformação digital tem sido importante para a continuidade das empresas neste período, os insights gerados para os negócios, dicas para o retorno das atividades e muito mais.

Tendências para o período pós-pandemia

Pequenas, médias e grandes corporações estão se contorcendo para tomar decisões estratégicas inteligentes. Diante de tantos desafios e de uma significativa mudança de mercado, entender a posição da sua empresa no novo contexto é primordial.

Analisando este momento e suas repercussões em nossas vidas pessoais e profissionais, visualizo 6 principais tendências pós-pandemia. Espero que elas possam ajudá-lo a tirar algo de bom deste momento e planejar seus movimentos atuais e futuros. 

1 – Cuidados com o bem-estar do funcionário 

Assim como não está sendo fácil para você enfrentar a crise, pode ter certeza que para os seus colaboradores também não.

A humanização está cada vez mais presente nas empresas e agora, mais do que nunca, é preciso pensar em diferentes estratégias para garantir bem-estar dos funcionários. 

Garanta um ambiente de trabalho saudável para todos, além de desenvolver sua empresa como marca empregadora e consumidora, muito valorizada hoje no mercado.

2 – Trabalho remoto

Não é segredo para ninguém que uma das maiores mudanças quando falamos no mundo corporativo foi o home office. Quando falamos em trabalhar de casa, não existe bem um meio termo: há quem ame e quem odeie. 

Mas uma coisa é certa: a realização do home office foi o que permitiu que as organizações mantivessem suas rotinas de trabalho, mesmo que de uma forma totalmente diferente. Algumas empresas já tinham implementado essa prática em suas rotinas, enquanto outras não suportavam sequer pensar na ideia. 

Outra razão que contribui para o crescimento do modelo Home Office é a economia de gastos que a empresa tem com infraestrutura e deslocamento dos colaboradores.

3 – Minimalismo

O minimalismo é um movimento que já vinha ganhando espaço, especialmente quando falamos em hábitos de consumo. Com os desencadeamentos da crise, cada vez mais pessoas se viram em um momento de contenção de gastos. 

Naturalmente, isso pode ter uma complexidade muito maior, envolvendo o próprio desemprego em massa. 

O minimalismo e a preocupação com práticas mais conscientes é um ótimo fruto da crise. Cada vez mais, as pessoas percebem que podem mais com menos. 

Isso repercute em diversos âmbitos da vida, desde hábitos de consumo, ao entendimento do que realmente é importante para você e da própria busca por novas soluções corporativas. 

4 – Compras pela internet

Sem sombra de dúvidas, entre as tendências de consumo pós-covid que devem se fortalecer, as compras pela internet são as mais fortes, pois os consumidores estão percebendo que é uma maneira mais segura, confortável, ágil e econômica de se comprar.

Devido a isso, os negócios precisam se adaptar urgentemente a essa nova realidade, definindo estratégias de marketing digital, investimento em tecnologias e plataformas eficientes e com boa usabilidade.

5 – Valorização do comércio local
Talvez esteja na hora de repensar sobre as cadeias globais de suprimento e a excessiva dependência da China, provocando uma maior demanda para regionalização e produção local. 

A crise atual estimulou também a busca por produtos de origem local.

Essa tendência tem a ver com a busca por segurança sanitária e rapidez no acesso aos produtos, além da empatia das pessoas com os comerciantes locais.

 

6 – Inovação

A inovação não só garante maiores chances de sucesso para as empresas em relação aos concorrentes, mas também faz com que elas repensem processos e busquem soluções mais práticas para o dia a dia.

Ou seja, é possível constatar que as empresas que ainda mantém um caráter mais tradicional  dificilmente estarão garantidas se não buscarem se reinventar.

O que você tem aprendido nestes dias de pandemia? Quais têm sido suas grandes revelações?