Quando decidimos abrir um comércio, independente do ramo, a primeira coisa que imaginamos é que com certeza ganharemos muito dinheiro. No entanto, para ganhar dinheiro no comércio é necessário ter alguns cuidados e saber de coisas que farão a gente ganhar dinheiro.

Existem muitas pessoas que investem muito dinheiro para abrir um comércio e no final acaba dando errado e adquirindo até dívidas por conta disso. Mas por outro lado, existem pessoas que investem pouco e prosperam muito, a ponto de ter um alto crescimento no seu comércio que de pequeno, passa a ser grande.

Se você é dono de uma loja ou está começando a pensar na possibilidade de abrir algo, este texto foi escrito exclusivamente para você. Veja a seguir o que aprender para ganhar dinheiro no comércio sem cometer os erros bobos que levam muitos negócios ao fracasso.

5 coisas que você deve aprender para ganhar dinheiro no comércio

1 – Estar preparado

Quando falamos em estar preparado, não significa que você deve abrir a sua loja antes do que os seus concorrentes e fechar mais tarde. Estar preparado, significa utilizar recursos que façam com que o seu trabalho possa ser otimizado com a redução dos erros que possam atrapalhar os seus resultados.

Por isso é importante utilizar planilhas e ferramentas de gerenciamento que te permitam ter um maior controle da sua empresa.

2 – Ter uma boa gestão do estoque

O estoque é extremamente importante para a evolução do seu negócio e para ganhar dinheiro no comércio você deve entender bem como funciona a gestão de estoque e como fazê-la corretamente.

Saber quanto de mercadoria entra e quanto de mercadoria sai é importante para não perder vendas e nem ter prejuízos.

3 – Controle financeiro

Saber sobre o controle financeiro é tão importante quanto a gestão de estoque e de certa forma eles estão relacionados. Quando você tem o controle financeiro da sua empresa e sabe fazê-lo corretamente, o seu negócio, mesmo que pequeno se torna rentável e sólido no mercado.

4 – Organização

Parece até meio clichê falar que você deve saber sobre organização para ganhar dinheiro no comércio, mas é importante. Porque infelizmente muitos empresários não possuem essa organização necessária para fazer a sua empresa prosperar.

Mantenha a organização de documentos e informações que são importantes para a sua empresa, fazendo com que seja de fácil acesso e entendimento.

5 –  Adotar um software ERP

O software ERP ou sistema de gestão comercial pode te ajudar em todas as coisas que citamos anteriormente. Eles são sistemas que simplificam a vida do empresário e automatiza todas as tarefas. Isso faz com que você possa tomar decisões mais assertivas, com redução do gasto de tempo e energia.

 

Em resumo

Agora que você entendeu o que de fato deve aprender para ganhar dinheiro no comércio, você pode montar o seu negócio com mais segurança. Se você já possui uma loja você só deve ajustar o seu negócio às dicas que te passamos, para assim aumentar a sua prosperidade.

Das coisas mais importantes repassadas acima, eu diria que a adesão de um sistema web para controle de estoque, vendas e financeiro seria a mais importante, pois ela integra muita coisa do que te falamos e otimiza o tempo e dinheiro da sua empresa.

Vale lembrar também que daqui a alguns anos nenhuma empresa sobreviverá sem um sistema ERP, por isso prepare-se agora.