O estoque é um dos setores da empresa que devemos controlar com muito cuidado, pois qualquer erro no gerenciamento de um estoque pode trazer uma sequência de prejuízos. Para evitar esse problema, a melhor solução é o controle de estoque online.

O controle de estoque online consiste na utilização de um software para fazer toda a gestão do seu estoque. Eles atualmente estão sendo cada vez mais utilizados, independente do porte da empresa, pois são ferramentas muito úteis e que auxiliam no desenvolvimento de toda a estrutura da empresa.

Embora muitos donos de loja, ainda não conheçam esse novo jeito de adotar o controle financeiro e o controle de estoque online, é extremamente importante buscar conhecimentos sobre isso, pois em pouco tempo nenhum negócio conseguirá sobreviver no mercado, sem o uso dessas ferramentas.

Uma dúvida comum de muitos empresários, é quanto a implantação desses softwares de gestão. Muitos acreditam que devem fazer implantação em todas as lojas e que implementar este tipo de controle de estoque online, é extremamente caro.

No entanto, a boa notícia é que isso não é verdade. Você pode fazer o pagamento da ferramenta de gestão por filial, porém você deve fazer uma única implantação e controlar tudo de um único lugar. Isso é uma das maiores facilidades que os softwares de controle de estoque proporcionam.

Para que você possa entender de forma mais clara quais são as vantagens do uso de um software no controle de estoque online, apresentaremos algumas das suas principais vantagens, para que você possa de fato comprovar se realmente vale a pena ou não substituir a gestão do seu estoque por algo online e automático.

Vantagens do uso de software no controle de estoque online

– Rastreabilidade e atualização de inventário

Quando você sabe o quanto de mercadoria entra e quanto de mercadoria sai, a sua organização e lucros aumentam. Porém, fazer isso de modo manual gasta muito tempo e às vezes ainda gera erros que causam diversos prejuízos, como a falta de mercadoria, por exemplo.

Quando você adota um software de controle de estoque, isso permite que você possa cadastrar e rastrear os seus produtos rapidamente, o que antes levava vários minutos para localizar uma informação, agora você pode ter acesso a elas em apenas alguns segundos, com um simples clique.

– Centralização de informações

Com o software você terá todas as informações de todas as suas lojas em apenas um lugar. Isso garante a centralização de todas as informações essenciais para o seu negócio e garante com que haja um melhor desempenho logístico e de estoque para a sua empresa, já que a comunicação ocorre em tempo real e em apenas um lugar.

– PDV

O sistema PDV é um sistema informatizado de otimização de atendimento e que geralmente é integrado com o software de gestão de estoque, para que haja a comunicação total entre a mercadoria que foi vendida e as que ainda estão no estoque. Fazendo dessa forma a atualização automática de mercadorias disponíveis.

Emissão de relatórios

Os relatórios são ferramentas de análises muito importantes para qualquer negócio, pois eles permitem que a gente possa ter uma visão ampla de determinada informação em pouco tempo. Se antes era necessário analisar informações e gerar o dado manualmente, com o software isso também pode ser feito de forma automática.

Para isso basta você selecionar os parâmetros de geração do relatório e em pouco tempo ele estará em suas mãos.

Processo otimizado

Sabe toda aquela papelada e planilhas que você até confundia na hora de preencher? Todo esse procedimento é obsoleto e consome muito tempo. Com o software você consegue eliminar essas formas antigas e acaba otimizando os seus processos internos com relação aos documentos que devem ser gerados.

Redução de erros e prejuízos

Com a alta demanda de trabalho e muitas informações ao mesmo tempo, fica extremamente difícil conseguir fazer com que todas as situações sejam lembradas de forma detalhada. Tudo isso faz com que muitas situações impactem diretamente no nosso estoque, mesmo o erro tendo sido considerado insignificante.

Esses erros, mesmo que pequenos, acabam gerando prejuízo para a empresa e causam uma enorme dificuldade na hora de fazermos a ligação de dados, sem contar que os grandes erros poderiam ter sido controlados.

Então, com o software de controle de estoque online você pode criar uma espécie de checklist customizado, que faça verificações para atender as necessidades de gestão da sua loja, ajudando assim a reduzir os erros.

Redução de custos

Se você otimiza os seus processos, gastando menos tempo e traz soluções estratégicas que ajudem a diminuir os erros no controle de estoque, isso impacta diretamente nos custos da sua loja. Sendo assim, você terá a redução dos custos e obterá lucros reais já no primeiro mês.

Existem desvantagens ao usar software de controle de estoque?

Não, o software é atualizado constantemente, eliminando possíveis erros e falhas.

A priore você poderá até achar meio complicado operar todo o sistema, mas com algumas horas de prática, já conseguirá manipulá-lo com facilidade. Ainda existem treinamentos e tutoriais a respeito de como usar essa ferramenta de gestão.

Quando estamos habituados a fazer tudo de modo manual ou menos automatizado, quando substituímos os nossos serviços por algo totalmente automático e integrado, no início pode parecer um pouco estranho e até mesmo desconfortável, mas depois conseguimos nos acostumar.

Conclusão…

É muito importante que você adote uma ferramenta de controle de estoque online, pois os velhos modos de fazer esse controle já não são tão eficientes e custam muito mais caro. A tecnologia veio para mudar a maneira como fazemos negócios e nos próximos anos, nenhum negócio irá sobreviver sem um sistema ERP.

Então, se você quer uma ferramenta que te proporcione a integração de todas as suas lojas e te possibilita controlar o estoque e ter um maior controle financeiro em somente um lugar, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos Especialistas, ele lhe apresentará a melhor solução para o controle definitivo do seu estoque.

Aguardamos seu contato!