Toda empresa que se preze precisa ter controle sobre todas as suas operações, e o fluxo de caixa é uma das mais importantes. É através desse controle que o empreendedor vai saber todas as entradas e saídas de sua empresa.

Saber fazer o controle do fluxo de caixa é fundamental para que a empresa possa cumprir todos os compromissos e obrigações de forma completa e satisfatória.

O que é Fluxo de Caixa?

Quando falamos de fluxo de caixa, estamos falando de uma das principais ferramentas de gestão em uma empresa. É fazendo o fluxo de caixa e principalmente entendendo-o, que o empresário poderá ter o controle de todas as suas finanças.

Saber e entender cada entrada e saída da empresa é fundamental para que gestão da mesma possa trazer os resultados esperados.

O fluxo de caixa é quem define a situação financeira em que uma empresa passa ou esta passando. O importante é que o mesmo seja realizado de forma periódica de acordo com cada necessidade.

Só que existe um problema bastante comum em muitas empresas e, que precisam ser solucionados para que tudo corra exatamente como esperado.

Estamos falando da falta de controle e anotação de algumas entradas e saídas. Você sabia que no Brasil, 70% das empresas fecham suas portas antes dois anos de atividade, e imagine a principal causa… justamente o fluxo de caixa mal feito.

Cálculo do Fluxo de Caixa

É preciso levar em consideração alguns fatores determinantes para se calcular o fluxo de caixa. Fatores como o saldo inicial, receitas, despesas, e claro, o saldo final.

Caso algum desses fatores seja deixado de lado ou até mesmo esquecido, o resultado final poderá ser mentiroso.

Outro ponto importante é justamente na hora de elaborar o relatório do fluxo de caixa, ele deve também levar sempre em consideração o orçamento disponível da empresa.

É importante que qualquer empresário tenha ou crie uma base de dados consistente, ou seja, tenha todas as informações necessárias para que se possa criar um relatório de fluxo de caixa, realmente adequado a realidade da empresa.

A importância do Fluxo de Caixa para a Empresa

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar em “fechar o caixa”, esse é o tipo de expressão que faz parte do dia a dia de qualquer empresa.

Só que existe outro fator que acontece com a mesma frequência, o empresário se perder no controle financeiro. E é justamente aí que a importância do fluxo de caixa entra.

Vejamos então em quais pontos o fluxo de caixa se torna importante para sua empresa.

1. Auxilia no gerenciamento de gastos

Quando se tem um fluxo de caixa feito de forma adequada é possível identificar gastos desnecessários para a empresa.

2. Garante total controle financeiro

Com o controle financeiro é possível saber quanto se gasta e onde se está gastando.

3. Garante o planejamento financeiro

Com o fluxo de caixa bem feito, você poderá planejar o futuro da sua empresa, e com isso criar projeções para o melhoramento da mesma.

4. Cria suporte para tomada de decisões

Com todas as informações necessárias em mãos, se torna bem mais fácil tomar toda e qualquer decisão dentro da empresa.

Sendo assim, podemos ver o quanto é importante saber o que é e fazer um fluxo de caixa, é ele que mantém a saúde financeira de sua empresa.

Por isso, fale agora mesmo com um de nossos Especialistas e conheça como este sistema pode automatizar e otimizar os processos de seu negócio, aumentando seus lucros já nos primeiros meses.

Aguardamos seu contato!