Todo negócio precisa ter seu financeiro saudável para não somente se manter funcionando, mas também crescer e ganhar mercado. Um dos temas mais importantes e desafiadores para o MEI, é a gestão financeira. 

 

O fato de você ser um MEI não o isenta de cuidar das finanças de maneira profissional. A falta de cuidado com as finanças é uma das principais causas das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores individuais.

 

Pensando nessa questão, elaboramos este artigo com algumas orientações importantes mostrando o caminho de uma boa gestão financeira para MEI.

 

Elabore um planejamento

 

A gestão financeira para MEI é idêntica a gestão financeira de PME (pequenas e médias empresas) no seguinte ponto: todas precisam de um planejamento detalhado e bem estruturado. Isso porque o planejamento aumenta consideravelmente a probabilidade de lucratividade de qualquer empreitada. É imprescindível ter pelo menos uma projeção de gastos e receitas para os meses seguintes, dessa forma o controle financeiro contará com uma base de apoio.

 

Não misture as contas pessoais com as contas da empresa

 

Se você é um microempreendedor e deseja crescer cada vez mais, precisa entender que as finanças do seu negócio nunca deverão ser misturadas às suas finanças pessoais.

 

Além de demonstrar desorganização, isso atrapalha qualquer tipo de gestão, já que o empreendedor perde o controle das movimentações financeiras. Nunca utilize o cartão da empresa para pagar suas contas, e nem o seu cartão para pagar os boletos da empresa.

 

Uma dica muito importante e essencial para o sucesso da empresa é a determinação de um valor fixo de pró-labore, o resto mantenha na conta da empresa.

 

Registre tudo

 

O importante é registrar tudo, como compras, vendas, impostos pagos, aluguel, enfim. Dessa forma, no final do mês, você saberá quanto dinheiro entrou e para onde ele foi, o que possibilita um planejamento futuro inteligente.

 

Dependendo do seu tipo de atividade e da quantidade de transações mensais, algumas dessas opções podem atrasar ainda mais os seus processos. Considere conhecer sistemas que automatizam tarefas e possibilitam o controle financeiro completo.

 

 

Invista em automação

 

Comece seu negócio com um software de gestão empresarial. O software será alimentado com todas as operações realizadas, permitindo que você possa ter um controle do seu fluxo de caixa, das contas a pagar e receber, da saúde financeira e da lucratividade do negócio.

 

Ao ter uma visão da situação financeira, você poderá tomar decisões estratégicas e assertivas. Uma delas pode ser a redução de custos.   

 

Você é MEI e precisa de um sistema de gestão grátis? Use todas as funções do wEstoque e tenha sua gestão organizada sem gastar.