Novos empreendedores ou aqueles que já estão há muito tempo inseridos no mercado destacam a mesma dificuldade ao gerenciarem sua própria empresa: o controle financeiro.

Sem um acompanhamento rigoroso dos números fica difícil saber o lucro ou prejuízo que a sua empresa está gerando. 

Quando o negócio é iniciante e pequeno, ainda é possível fazer uso de planilha financeira para manter os controles organizados. Contudo, quando a empresa começa a crescer e a movimentação financeira se torna mais recorrente, passa a ser preciso dispor de ferramentas mais avançadas, como um software de automação, que contribui consideravelmente para a melhoria do controle financeiro da organização.

Veja abaixo porque, se você pretende crescer e profissionalizar a gestão da sua empresa, você deve se desfazer das planilhas imediatamente, e contratar um software de gestão empresarial.

 

Atualização imediata 

Assim que você lança novos dados em um software de automação, todo o seu controle é alimentado automaticamente, sem a necessidade de retrabalho. Dessa forma, os dados são mais confiáveis e você pode acessar rapidamente qualquer área do seu controle, como contas a pagar ou a receber, por exemplo, sempre tendo em mãos todos os dados consolidados. 

 Segurança da informação 

Mesmo quando protegidas com senhas, as planilhas não são uma forma segura de armazenar informações. Incidentes ou falhas técnicas podem apagar um arquivo da memória do computador e registros em papel são facilmente extraviados. 

Um bom ERP online hospeda o seu banco de dados em um data-center de ponta, protegido por um contrato que garante acesso 24 horas por dia x 7 dias da semana, antivírus, backup, espelhamento, criptografia entre outras inúmeras ferramentas de segurança.

Integração dos setores

As planilhas não conversam entre si. Por exemplo, se você tem uma planilha para registrar os pagamentos, ela não vai alimentar automaticamente outros relatórios que poderiam ser gerados a partir desses dados. Assim, será necessário copiar as informações desta planilha para inseri-las no controle financeiro. A partir daí, um outro arquivo precisa ser criado para calcular os resultados e tributos a pagar, outro para os inadimplentes, e assim por diante. 

Em um sistema integrado, isso simplesmente não acontece. Um único lançamento faz com que essa informação fique disponível para todos os setores para os quais é relevante e que tenham com permissão para acessá-la. 

Mobilidade gera maior produtividade 

Bem trabalhada, a mobilidade aumenta sua produtividade e, consequentemente, os resultados da sua empresa. As planilhas e, principalmente, manter registros usando papel e caneta, tomam tempo demais — tempo que não pode ser dispensado apenas para uma atividade, ainda mais em uma empresa pequena, que não tem pessoal ou recursos para isso. Ao automatizar boa parte as atividades financeiras do negócio, o software libera tempo para outras tarefas essenciais, sem deixar essa parte de lado.

Relatórios completos

Enquanto na planilha financeira você perde um tempo precioso para gerar manualmente gráficos e relatórios, em um software de automação você conta com esses recursos imediatamente após os lançamentos dos dados, tendo total controle sobre sua movimentação financeira. É possível visualizar os relatórios e gráficos na tela do computador, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e precisa.

Como você pode fugir das planilhas de controle financeiro?

A resposta é bem simples, um software de gestão empresarial que faça todo esse trabalho por você em muito menos tempo, com menos estresse e abertura a falhas e perda de dados. Com um sistema de gestão empresarial, você tem todos os dados resguardados e pode ainda extrair insights relevantes para melhorar a estratégia do seu negócio e fazer com que sua empresa cresça sem levar você à loucura.