Independente do tamanho da sua empresa, seja ela de grande porte, pequeno porte, ou até mesmo um empreendedor individual, manter o controle do seu estoque é um ponto fundamental para que seu negócio mantenha a saúde financeira em dia.

Às vezes na correria do dia a dia, alguns  profissionais acabam acumulando funções e acabam não dando tanta importância para a gestão de estoques, cometendo um grande erro.

É preciso de muito planejamento e cuidado para evitar situações que podem comprometer o desempenho do setor e as diversas consequências negativas que elas trazem para a organização como um todo. Mas pensando em te afastar dessas consequências, nosso post de hoje trará os maiores erros em gestão de estoque. Então atente-se e aprenda com os erros alheios.

Falta de organização e identificação

O espaço do estoque precisa ser observado com cautela, considerando todos os cuidados básicos para que ele esteja sempre capacitado ao armazenamento. É fundamental que a disposição dos itens seja feita de maneira inteligente, uma descrição detalhada e identificação de cada item.

Não ter o controle do balanço de estoque diário|semanal

A comunicação é indispensável no controle de estoques e, quando isso não ocorre, pode ser que as falhas aconteçam. É fundamental manter a comunicação e a integração constantes com o estoque. Ao verificar que é necessária a reposição de um determinado produto, os departamentos precisam comunicar antecipadamente ao setor de estoque, que providenciará as compras. Um sistema de gestão empresarial é um grande aliado nessa hora, com um bom software você vai poder integrar todos os departamentos da sua empresa e ainda controlar seu fluxo de caixa, processo de vendas e compras e ainda emissão de NFC-e, não vale a pena perder seu valioso tempo com controle primitivos, inseguros e sem integridade dos dados.

Não ter o controle do balanço de estoque diário|semanal

Um dos erros mais comuns no controle de estoque é a não realização periódica de um inventário, ou seja, um relatório com os detalhes dos itens que são adquiridos e vendidos pelo estabelecimento comercial.

Sem esse controle periódico, é simplesmente impossível saber informações cruciais para o seu negócio, como os produtos que vendem mais e os itens que precisam ficar armazenados por mais tempo para terem saída.

Aquisição de estoques abaixo ou acima do necessário 

Comprar mais mercadorias do que o necessário implica em despesa: mesmo quando os produtos não sofrem depreciação. Adquirir produtos abaixo do necessário também não é uma boa ideia, já que desaponta o cliente e abre espaço para a concorrência.

Por isso, é essencial ter controle sobre as suas vendas e adquirir o seu estoque de forma consciente, evitando excessos ou sobras.

Utilizar planilhas e fazer o controle manual

A ausência de ferramentas tecnológicas, que ajudam a tornar o gerenciamento de estoque mais eficiente. É extremamente importante ter inventários atualizados, porém, isso nem sempre é possível de fazer apenas contando com os métodos manuais.

Em empresas com grande estoque, pode-se dizer que essa tarefa é impossível, mesmo a profissionais competentes. E mesmo quando é viável, trata-se de perda de tempo. Afinal, porque não contar com recursos que tornem o trabalho mais rápido e de qualidade? E o software ERP é um grande aliado nessa hora.

Trata-se de um programa com diversas funções, inclusive, de controle de estoque. O wEstoque é um sistema de gerenciamento empresarial que oferece essa funcionalidade e muitas outras, como controle financeiro e vendas. Assim, todos os setores podem se comunicar de forma adequada.