É muito comum que, com a rotina diária da empresa, o controle financeiro acabe sendo deixado de lado. Mas isso representa grandes riscos para a saúde da empresa e, principalmente, para o seu crescimento e sucesso.

Ao organizar o setor financeiro de uma empresa, é possível levantar custos, desperdícios, o nível exato de endividamento e os investimentos que não estão se mostrando um bom negócio.

Hoje você vai conhecer algumas dicas que ajudarão a assumir o controle financeiro do seu negócio e entender tudo o que pode ser feito para otimizar os lucros da empresa.

 

Exercite a disciplina e organização

Essas são duas características que precisam fazer parte da personalidade de todo empreendedor para que ele tenha sucesso. É necessário que seja realizado um acompanhamento diário para garantir que os objetivos estão sendo atingidos.

As empresas devem acompanhar bem de perto alguns indicadores de desempenho, tais como faturamento, custos fixos, custo total, margem de lucro e nível de endividamento, entre outros. Esse acompanhamento deve ser realizado semanalmente ou até todo dia, para antever possíveis problemas financeiros, isso exige disciplina e organização.

Separe as contas pessoais das empresariais

Pode até parecer óbvio, mas nem sempre é isso que acontece. Principalmente com profissionais liberais, como advogados e médicos. Além de poder causar problemas até de imposto de renda, isso só vai confundir sua cabeça. Uma dica muito importante e essencial para o sucesso da empresa é a determinação de um valor fixo de pró-labore, o resto mantenha na conta da empresa.

Conheça os custos da sua empresa

A base de qualquer orçamento e planejamento financeiro é conhecer profundamente todos os custos e despesas da empresa. É essencial saber quais serão os gastos necessários para manter a empresa em funcionamento para assim identificar possibilidades de reduzir esses custos, quando possível, e também planejar o uso dos recursos de forma a garantir todos os pagamentos, sem sustos.

Nesse planejamento considere direitos trabalhistas, pagamentos a fornecedores, funcionários, estoque, e tudo o que for importante para manter a empresa ativa. O ideal é que haja um planejamento financeiro para os 12 meses seguintes.

Controle bem o estoque e as movimentações financeiras

Se você quer organizar as finanças da empresa, precisa criar o hábito de controlar rigidamente o estoque. Isso vale para qualquer tipo de negócio, sendo ele de pequeno, médio ou de grande porte.

Acumular produtos demais na sua empresa faz com que você aplique uma verba alta em curto espaço de tempo. Além disso, se não há uma saída sincronizada com a compra, o próprio espaço físico necessário para condicionar os itens pode apresentar custos altos.

De forma oposta, se você não calcula bem a saída dos componentes e não cria o abastecimento necessário, pode perder vendas por falta deles.

Ou seja, é imprescindível que você mantenha um bom controle de estoque, estudando a saída de cada item, o tempo que leva desde a geração do pedido de compra até a entrega e o custo total envolvido.

Use uma solução tecnológica 

A tecnologia veio para ficar e oferece diversos recursos que facilitam a vida do empresário. Não aproveitar isso pode prejudicar o desempenho do negócio.

Utilizar um software de gestão empresarial, por exemplo, ajuda a controlar diversos recursos das empresas como estoque, cadastro de clientes, fluxo de caixa, orçamentos, recebíveis, pagamentos a vencer e até a emissão de notas fiscais eletrônicas. Tudo isso de maneira simples e fácil e ainda permitindo o acompanhamento das informações de maneira online, a qualquer hoje e em qualquer lugar.