Cada passo dado em uma empresa precisa ser cuidadoso e baseado em dados. Por isso, é preciso que cada detalhe do que acontece na organização seja cuidadosamente documentado e arquivado. Mesmo assim, nem sempre é fácil encontrar o que procura. As informações existem, mas até ter acesso a elas leva tempo. Quando isso acontece, é porque a sua empresa precisa de um sistema de gestão empresarial. 

Trabalhos manuais e que demandam um grande tempo de execução e recursos disponíveis já não atendem às novas necessidades e exigências das atuais empresas. A busca por processos cada vez mais enxutos e que facilitem a rotina operacional.
Apresentaremos a seguir alguns sinais que podem indicar a necessidade de profissionalização e organização das suas atividades. Confira e tire suas próprias conclusões sobre a adoção de um sistema de gestão para seu negócio:

Dificuldade em encontrar o que precisa

Sabe aquela sensação de que você nunca encontra o dado que precisa? Algumas coisas ficam no RH, outras no setor de finanças e, quando você necessita não tem nada em mãos. Um sistema de gestão pode mudar isso. Ele é capaz de compilar todos os dados e deixá-los a fácil acesso, sempre que precisar. 

Processos demorados e complexos

Você já pensou no tempo desnecessário que seus colaboradores gastam ao executarem tarefas manuais ou utilizarem planilhas? Ou mesmo ao gerenciar uma série de documentos e arquivos em papel? E as possibilidades de erros e falhas durante as atividades?

Não investir em um sistema de gestão financeira leva a empresa a realizar processos mais demorados e complexos, o que reflete diretamente em uma baixa produtividade.

Gestão de estoque imperfeita

Falta produto essencial para o funcionamento da empresa? Sobram itens que foram comprados em excesso? Está perdendo dinheiro com produtos vencidos? Tudo isso indica ineficiência na gestão de estoque e pode resultar em perda de dinheiro e de clientes. Afinal, se você não pode produzir porque não tem o produto no estoque, acaba atrasando a entrega para o comprador. Isso gera um grande descontentamento.

Para evitar coisas como essas, é preciso ter uma atenção especial com a gestão de estoque. O sistema de gestão oferece os recursos necessários para um controle de estoque eficiente.

Fluxo de caixa inconstante

Um mês você está no vermelho, no outro, no azul. As entradas e saídas de dinheiro acontecem sem que você perceba e a lucratividade da empresa é uma incógnita ainda a ser desvendada. Erros de fluxo de caixa são um sinal bastante perigoso de que a saúde da corporação anda mal. Mas isso pode ser facilmente resolvido ao adotar um sistema de gestão com um módulo robusto de gestão financeira. Relatórios gerenciais, fluxo de caixa em dia, projeções de receitas e despesas: tudo isso pode ser facilmente gerado com o auxílio de um sistema, eliminando as planilhas que nada contribuem para uma visão estratégica do negócio.

Contas a pagar e a receber é uma dificuldade

A falta de controle no setor financeiro também vai prejudicar absurdamente seus funcionários caso ele não melhore. Sem contar nas dificuldades em gerenciar também o pagamento dos clientes.

Ou seja, clientes inadimplentes, geram lacunas no lucro e – em algum momento – no orçamento da empresa. Por fim, tudo isso, ocasionalmente, levará ao completo descontrole de contas a pagar e a receber.

Viu só como utilizar um sistema de gestão empresarial não é mero capricho? Muito pelo contrário, é uma necessidade para qualquer empreendimento que deseja crescer de maneira sustentável, planejando cada passo rumo ao sucesso. Um software de gestão permite melhorar a compreensão sobre seu ambiente de negócios, tomar melhores decisões e acompanhar a evolução da empresa com precisão, eliminando o máximo de riscos.

TESTE NOSSO SOFTWARE GRATUITAMENTE

O wEstoque, ele é um sistema de gestão que pode fazer o controle financeiro do seu negócio de forma total. E a melhor parte: tem teste gratuito!

Com a ajuda da tecnologia, temos a certeza de que você conseguirá obter ainda mais sucesso na sua empresa, tudo isso com um único sistema de gestão financeira.

E então, o que acha de fazer um teste do software? Clique no banner abaixo e faça um teste grátis. Assim você poderá analisar como o sistema pode ser útil para a sua empresa!